Até recentemente, os desenvolvedores tinham apenas uma opção quando se tratava de acessar e usar a API de uma empresa: um portal de APIs. Mas os portais são, basicamente, apenas um depósito de APIs que os desenvolvedores geralmente precisam vasculhar para encontrar a API certa. É como vasculhar uma gaveta cheia de cabos de dispositivos novos, velhos, gastos e obsoletos de vários comprimentos, espessuras e com conectores diferentes. Boa sorte em encontrar o que você precisa.
Um marketplace de APIs, por outro lado, é onde as APIs são tratadas como os produtos valiosos que são. As APIs promovidas em um marketplace de APIs são empacotadas, comercializadas e documentadas, proporcionando aos desenvolvedores internos e externos a informação e a ajuda necessária para encontrar e adotar o produto de API certo com mais facilidade. Dessa forma, novas iniciativas digitais chegam ao mercado — e o valor comercial de cada API é definido — o mais rápido possível. Aqui estão alguns motivos para você precisar de um marketplace de API.
Pare o espalhamento da API
Suas APIs precisam ser fáceis de encontrar, caso contrário, os desenvolvedores vão criar uma individualmente. Essa é uma situação que leva ao espalhamento de APIs, em que APIs únicas e semelhantes estão espalhadas por toda parte. Se os líderes de TI, desenvolvedores e usuários da linha de negócios não souberem onde está uma API, ou se ela existe, pode ser que você acabe duplicando-a, o que é um desperdício de tempo, dinheiro e recursos.
Um marketplace de APIs permite que você descubra quaisquer APIs duplicadas, não sancionadas ou não gerenciadas em sua empresa e no ecossistema de parceiros para eliminar o espalhamento.
Complexidade da API mestre
A maioria das empresas tem várias plataformas de gerenciamento de APIs, e saber como obter acesso depende da equipe, da plataforma e do local de implementação. Soluções alternativas ineficientes, como consolidação manual e gateways de proxy que prendem você a um determinado fornecedor ou portais de APIs que não fornecem capacidade de gerenciamento de APIs, apenas aumentam a complexidade.
Um marketplace de APIs elimina a complexidade, não apenas reunindo todas as APIs em um só lugar, mas também dando aos desenvolvedores de API maior autonomia para usar as ferramentas que funcionam melhor para eles, sem ficarem restritos aos requisitos de qualquer fornecedor.
Maximize o consumo de APIs
A menos que sejam adotadas e incorporadas em novos aplicativos por desenvolvedores, as APIs são inúteis para seu negócio. O sucesso não é determinado por quantas APIs você tem, mas pelo valor comercial que elas geram por meio de sua utilização. Sem um marketplace seguro, centralizado e facilmente acessível para todas as APIs, elas não serão consumidas e não produzirão os resultados comerciais esperados.
Com um marketplace de APIs, as equipes de TI podem rastrear quais APIs estão sendo usadas e quem as usa, assim como seu desempenho. Os insights dessas métricas são essenciais para impulsionar o aumento do consumo de APIs e tomar melhores decisões de investimento em APIs no futuro.
Evite gateways de proxy desnecessários
Ter um gateway próprio instalado como proxy na frente de outros gateways apresenta vários problemas, incluindo aumento de custos, latência e tempo de implantação. Também cria um ponto de falha desnecessário. Os desenvolvedores devem operar no universo daquele fornecedor, o que leva a treinamentos adicionais, gerenciamento operacional e bloqueio de fornecedores.
Por outro lado, um marketplace de APIs construído em uma plataforma universal de gerenciamento de API permite uma observabilidade totalmente automatizada e baseada em agente e gerenciamento de assinaturas prontos para uso. Nenhum registro manual ou implementações de proxy são necessários para se conectar com segurança a catálogos de APIs ou outros gateways, portanto, não há bloqueios.
Vá além da simples agregação de APIs
Ao contrário das ofertas públicas de marketplace de APIs, que são basicamente agregadores públicos de APIs, um marketplace corporativo de APIs se foca nas necessidades das empresas para entregar maior valor comercial por meio de marketplaces privados com seus produtos de API.
Esse tipo de marketplace de API se baseia na funcionalidade de uma plataforma universal de gerenciamento de APIs, com definição de política de segurança e capacidade de aplicação que os provedores exclusivos de marketplace público não podem oferecer.
Também permite que as empresas organizem suas APIs de uma forma que as torne mais detectáveis e aplicáveis à experiência do usuário e aos objetivos de negócios digitais.
Monetize suas APIs
Ao incluírem seu novo serviço digital em seus aplicativos, as empresas também colherão os benefícios de colocar, com maior rapidez, uma experiência digital mais completa no mercado. O que fará com que estejam dispostas a adquirir assinaturas para consumir os produtos de API em seu marketplace.
A ideia é facilitar a localização da API certa para desenvolvedores externos. Ao selecionar e apresentar produtos de API de forma contextualizada, os desenvolvedores internos e externos têm acesso imediato ao que procuram. Um marketplace de APIs permite que você empacote suas APIs de acordo com vários critérios em um local central, para que você possa comercializar cada uma de suas APIs como os produtos valiosos que são.
Quer receber conselhos de especialistas sobre como configurar seu marketplace de APIs para ter sucesso?