Com tarefas diárias de TI e responsabilidades de negócios centradas no cliente, os gerentes de produtos de API muitas vezes são levados em direções opostas. Mas uma estratégia e um portal de APIs que vai além do valor transacional das APIs e que trate APIs como produtos que possibilitam recursos de negócios pode aliviar a tensão. Aqui estão quatro passos que os gerentes de produtos de API podem seguir para chegar lá.
01 Comece a ver as APIs como facilitadoras de negócios, não só como conectores
No final das contas, sua responsabilidade é ajudar a gerar o máximo de receita para sua empresa e parceiros. Deixe que esse seja o seu objetivo principal. Mude sua perspectiva de APIs como apenas uma entidade transacional individual que obtêm uma resposta específica, para uma que combina outras APIs, documentação e exemplos para entregar a capacidade comercial desejada. Depois certifique-se de acompanhar e medir o desempenho e o uso de suas APIs para que elas se alinhem às metas de negócios.
02 Escolha um marketplace de APIs focado nos negócios
Adote um marketplace de APIs que permita organizar suas APIs de forma contextual, o que as torna mais fáceis de descobrir, adotar e aplicar ao negócio, ao mesmo tempo que lhe permite monetizar seus ativos de API, tratando-os como os produtos valiosos que são. Um marketplace de API focado nos negócios dará aos seus desenvolvedores internos e externos um único lugar para encontrar e usar os produtos de API necessários para incorporar novos serviços digitais em seus aplicativos, acelerando o time-to-market e os resultados comerciais.
03 Insista em uma plataforma universal de gerenciamento de APIs
Um marketplace de APIs criado para oferecer o máximo valor comercial não pode ser confinado por fatores que limitam sua eficácia. Isso significa que ele deve ser executado em uma plataforma universal de gerenciamento de APIs: uma que ofereça aos desenvolvedores de aplicativos a liberdade de usar as ferramentas de desenvolvimento que funcionam melhor para eles, sem se preocupar com restrições impostas por vários fornecedores de gateway de APIs ou implantações em nuvem. Uma plataforma de APIs universal abre as portas para a observabilidade de APIs e o gerenciamento de assinaturas automatizadas e baseadas em agentes.
04 Certifique-se de que suas prioridades de negócios digitais e de TI sejam apoiadas
Receba apoio, não importa qual função esteja exercendo. Para prioridades de negócios digitais, busque lançamento e realização de ROI mais rápidos para cada projeto, maior valor comercial da API por meio de uma adoção de API melhor e alinhamento de metas comerciais e de TI. Do lado da TI, procure menor TCO e duplicação de APIs, conformidade total, rastreamento e precisão de auditoria, maior segurança de API para reduzir violações de dados e SLAs perdidos, e autonomia equilibrada do desenvolvedor com gerenciamento centralizado.
Pronto para ser mais eficaz no gerenciamento de produtos de API no dia a dia?