“Será que as minhas inciativas de API estão fazendo a diferença em meus negócios?” Essa é a pergunta que muitas organizações que estão investindo em APIs fazem a si mesmas. É necessária a combinação de conhecimentos, ligados a entrega, qualidade/desempenho, adoção e valor de APIs - as quatro dimensões do API product intelligence - para ajudar a perceber os resultados para os negócios dos seus esforços de API. Aqui estão 10 KPIs para medir o impacto do seu programa de APIs.
01 Velocidade de entrega de APIs
Quanto mais rápido uma empresa consegue lançar produtos de API, mais oportunidades podem ser ganhas na fatia do mercado. Saber a velocidade na qual você consegue entregar produtos de API pode te ajudar a entender se é possível acompanhar lançamentos rápidos ou se seus processos e fluxos de trabalho devem mudar para reduzir tempos de entrega.
02 Velocidade de resposta das APIs
Em uma época em que se esperam tempos de resposta cada vez mais curtos, cabe às APIs entregá-los. APIs são consideradas de alto desempenho quando seus tempos de reposta médios são de 0.1 a 1 segundo. É nesse intervalo que os usuários dificilmente serão afetados por interrupções, e os aplicativos de terceiros que usam a API não sofrerão com lentidões.
03 Número de APIs de negócios
No final das contas, o aspecto mais importante das APIs é que elas entregam experiências valiosas. No entanto, existem benefícios em fazer inventário de suas APIs de um ponto de vista puramente numérico. Pensando em transformação digital, essa métrica oferece conhecimentos valiosos sobre a expansão de suas APIs, assim que você tiver um plano sólido de governança.
04 Transações por dia por API
Monitorar o volme de transações individuais diariamente lhe dá a ideia daquilo que os seus endpoints de API conseguem processar. Isso pode lhe ajudar, como um provedor de APIs, a assegurar que os SLAs sejam cumpridos. A partir dessa visibilidade, você pode entender claramente quais APIs são mais utilizadas, e com isso, oferecer oportunidades únicas para maior crescimento.
05 Taxa de reuso das APIs
Grande parte daquilo que permite que as empresas maximizem o valor de seus investimentos em API é o reuso de APIs. Afinal, construir APIs é um processo custoso e demorado. Quando você consegue observar a taxa na qual suas APIs estão sendo reutilizadas através de múltiplos produtos/aplicações, você terá uma melhor ideia de que APIs se encaixam ou não em seus negócios.
06 Cobertura de capacidades de domínio
Por mais que existam muitas capacidades de negócios ao seu dispor, é provável que apenas algumas delas se encaixem em um produto de API - com muitas outras que podem ser utilizadas de formas similares para aumentar a monetização. Medir a cobertura de capacidades de domínio permite que você veja qual porcentagem das capacidades de negócios são APIs, para que desta forma você consiga maximizar o uso de seus ativos digitais.
07 Adoção de área de negócios
Entender quais áreas de negócios estão adotando mais rapidamente as APIs ajuda a construir estratégias para o futuro. Você pode focar seus esforços de adoção de APIs em setores que já tem altas taxas de aceitação e uso de APIs, por exemplo, para que assim você possa aproveitar o impulso digital e construir casos de sucesso para outras áreas seguirem.
08 Adoção por terceiros
“A sua estratégia de APIs envolve criar um ecossistema de parceiros?” Por mais que a principio a resposta possa não ser “sim”, você pode seguir nessa direção à medida que suas capacidades digitais cresçam e novas oportunidades se revelem. Medir a adoção de APIs por terceiros lhe ajuda a visualizar o crescimento desse ecossistema, assim como identificar APIs de parceiros que possam ser benéficas em preencher lacunas das suas próprias capacidades de negócios.
09 Tráfego de valor de negócios
Muito da monetização que é derivada de APIs é indireta. Nesse cenário, novos canais são habilitados para atividades de negócios preexistentes. Ebay, por exemplo, ganha 60% de sua receita por meio de capacidades lideradas por APIs que permite que suas listas de leilões sejam promovidas em sites de terceiros, oferecendo maior exposição para as ofertas do eBay, o que ao final, impulsiona a receita comercial.
10 Tráfego de receita direta
Também há a receita direta que pode ser ligada ao consumo de APIs, é claro. Getty Images, por exemplo, impulsiona um modelo de monetização direta de API, no qual o conteúdo visual está disponível para os negócios e seus clientes através de serviços por assinatura. Quando APIs são feitas para impulsionar a receita direta, você liga os seus investimentos em tecnologia de API à quantidades monetárias em vendas e número de pedidos
Agora é hora de proteger seu cenário de APIs