As APIs já existem há algum tempo. Mas, ultimamente, há um incentivo maior para as empresas enxergarem esses ativos como produtos. Por que as organizações considerariam isso valioso? Esses motivadores principais pintam um quadro claro.
01 Integração simplificada de parceiros
Quanto mais rápido você integrar com segurança parceiros comerciais em seu ecossistema, mais rápido poderá obter valor do relacionamento. Uma estratégia de produto de API leva em conta a conectividade dos parceiros, integração de dados e testes de validação para que os parceiros possam ser rapidamente integrados, independentemente do setor, protocolo ou formato de dados.
02 Atualizações do ecossistema em tempo real
Não é mais suficiente mover dados em lote para atualizar seu ecossistema de parceiros e clientes. Informações críticas precisam ser atualizadas em tempo real. A adoção de uma estratégia de produto de API estabelece verdadeira transparência – proporcionando aos seus parceiros e clientes uma experiência melhor, ao mesmo tempo que permite que você seja mais proativo.
03 Diminuição do time to market
O lançamento de qualquer novo produto ou serviço é um investimento significativo e demorado. Adotar uma estratégia de produto de API permite que você desbloqueie o valor latente do que você já possui para promover a inovação. Ao aproveitar os blocos de desenvolvimento internos para interoperabilidade, você pode colocar produtos e serviços no mercado em menos tempo.
04 Plataforma unificada para produtos
Quando APIs internas e externas são gerenciadas a partir de um fornecedor centralizado e de um hub de consumidor, elas suportam a padronização e a inovação. Cada linha de negócios pode acessar a governança de dados necessária com a capacidade de criar rapidamente novos recursos de negócios. É a mistura perfeita de independência e controle.
05 Aumento da aquisição de contas
Digamos que você seja um banco que adota uma estratégia de produto de API e depois incorpora essas APIs em aplicativos e serviços fintech. Soluções aprimoradas abrem as portas para mercados-alvo anteriormente inexplorados. Ao focar em canais digitais de autoatendimento, você ampliará sua base de clientes e adquirirá mais contas.
06 Mais crescimento no volume de transações
À medida que o número de novas contas cresce, também aumenta o volume de transações. Embora o número total de funcionários e os custos permaneçam estáveis, os bancos observam frequentemente um crescimento anual significativo nas transações de produtos e serviços existentes. Uma estratégia de produto de API não apenas apoia esse crescimento de receita, mas também garante que sua infraestrutura não será sobrecarregada por esse aumento de atividade.
07 Precificação escalonada e ofertas baseadas em cotas
Uma estratégia de produto de API oferece a oportunidade de configurar planos de precificação estruturados. Ao oferecer um conjunto de planos de assinatura que agradam a todos os seus consumidores, você pode monetizar todos os seus produtos de API. Ao mesmo tempo, você pode controlar as estruturas de precificação e fazer ajustes conforme necessário ao longo do tempo.
Quando se trata do sucesso de uma estratégia de produto de API, a adoção é fundamental.
Uma primeira etapa crítica é empacotar e selecionar suas APIs de uma forma que gere valor. Com o valor sustentável vem a justificativa para investimentos contínuos em API que podem expandir ainda mais o seu negócio.
Saiba mais sobre como organizar suas APIs para o sucesso dos negócios digitais