Nas sombras do mundo digital, encontram-se APls esquecidas e negligenciadas - as chamadas APls Zumbis. Tecnicamente inativas, elas não foram adequadamente desativadas, assim, continuam a "vagar", representando ameaças à segurança dos sistemas da sua empresa.
Como evitar a ira de um ataque de API Zumbi?
01 Investigue o tráfego da sua rede com uma solução dedicada:
Isso ajudará a descobrir APls Zumbis escondidas e garantirá que seus catálogos estejam atualizados.
02 Adote uma estratégia robusta de gerenciamento de ciclo de vida de APls.
Defina e documente claramente políticas e prazos de desativação de APls para minimizar falhas de segurança.
03 Configure um monitoramento contínuo da atividade das APls.
Informações em tempo real sobre padrões de uso e métricas de desempenho podem revelar APls abandonadas.
04 Automatize o processo de desativação.
Tornar o processo de desativação de APls obsoletas ou não utilizadas mais automatizado reduz as chances de erros manuais ou esquecimentos.
Por que as APls Zumbis são tão assustadoras?
As APls Zumbis podem causar grandes problemas para as organizações já que, em algum momento, elas eram ativos empresariais essenciais. No entanto, tornaram-se obsoletas, esquecidas ou abandonadas. Mesmo assim, essas APls podem continuar a existir sem serem detectadas, com vulnerabilidades não corrigidas que criam brechas para ataques cibernéticos.
As chances de um ataque zumbi estão aumentando
Na corrida acelerada pelo avanço tecnológico, as empresas estão constantemente adicionando novas APls à sua infraestrutura e atualizando-as frequentemente. Isso aumenta a probabilidade de que APls mais antigas sejam deixadas para trás.
Ao manter a vigilância e implementar as medidas de segurança corretas, você pode se proteger de um surto de APls zumbis, proteger seus dados e proteger seus lucros.
Descubra mais como proteger suas APls! |