A ideia de um gerenciamento de APIs federado ou universal já existe há anos. No entanto, a sua adoção vem sendo devagar, e a maioria das organizações depende de uma colcha de retalhos de plataformas para gerenciar suas APIs.
Podem haver boas razões pelas quais as APIs acabam espalhadas pela empresa, mas com as mudanças nas dinâmicas de segurança e de recursos técnicos, as empresas precisam de uma visão panorâmica antes que seja tarde demais. Veja porquê.
01 Maiores ameaças de segurança
As APIs se tornaram um dos maiores vetores de ataques na infraestrutra digital. Hackers estão aprimorando suas táticas, muitas vezes atacando vulnerabilidades de APIs não gerenciadas ou desconhecidas devido a más configurações de segurança ou APIs mal-desenhadas.
Lamentavelmente, este foi o caso da segunda maior companhia de telecomunicações da Austrália, na qual uma API sem segurança causou uma brecha de quase 40% dos dados da população australiana.
02 Recursos limitados para investimentos
Com a maior parte dos departamentos de TI trabalhando com recursos e talentos limitados, situação que se espera manter pelo futuro previsível, empresas devem fazer escolhas difíceis sobre onde investir seus recursos.
Afinal, não só custa dinheiro produzir APIs, como também custa suportá-las e mantê-las.
03 Necessidade de valor de negócios
Já houve um tempo no qual APIs eram criadas para serem integrações para projetos técnicos. Isso é coisa do passado.
Hoje, APIs são construídas como produtos digitais - e assim como qualquer outro produto criado por uma empresa, as APIs devem provar o seu valor de negócios. Isso pede visibilidade no uso das APIs.
Métricas muitas vezes oferecem insights sobre quais aplicações são mais vitais para os negócios e sobre quais precisam de upgrades de desempenho ou até já podem ser aposentadas.
A hora de juntar e proteger as APIs para o gerenciamento universal de APIs é agora. O Amplify Enterprise Marketplace vai ajudar você a chegar lá da maneira mais eficiente possível. Com todas as suas APIs unidas em um único repositório, é possível gerenciar, descobrir e protegê-las - independentemente de onde elas estajam aplicadas.
Equipes de TI poderão gerenciar ativos digitais sem causar impacto a times de desenvolvimento e suas ferramentas escolhidas, e você estará pronto para monetizar suas APIs na hora certa.
Organize suas APIs para alcançar o sucesso nos negócios digitais.